Chá do crochet matemático com leituras - Miguel Torga






Com o objetivo de realçar a beleza dos recifes de corais e de mergulhar nas bases hiperbólicas da criação de corais em croché, utilizando uma técnica inventada por uma matemática, surgiu este projeto de trabalho.
Neste âmbito, o CATL da Escola Fernando Namora em colaboração com o Grupo de Professores de Matemática fez a decoração do Centro de Saúde de Condeixa, com motivos de crochet que representam os corais de recife.
Nesta segunda fase, que tem como objetivo elaborar um coral de recife em crochet para expor no ‘Dia do Patrono’, foram estabelecidas parcerias com o Centro Social Polivalente da Ega, a Casa de Saúde Rainha Santa e a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa.
No dia 16 de janeiro, num encontro entre a matemática, o crochet e os livros, recebemos na Biblioteca Escolar Fernando Namora, um grupo de idosos e técnicos das
diferentes instituições. Entre leituras de Miguel Torga, o escritor do mês, e pontos de crochet fomos ouvindo as explicações científicas, que nos foram muito bem apresentadas pela professora Graça Figueiredo, sobre como os conceitos matemáticos são facilmente
compreendidos face às características que a flexibilidade do crochet consegue reproduzir, criando espaços hiperbólicos.
Os alunos do projeto Ler+ Jovem tiveram assim a oportunidade de partilhar leituras com o seu público alvo, os idosos do concelho.
Foi uma tarde muito bem passada, entre chás, bolachas e muita matemática com pontos de crochet, envoltos em fios de letras poéticas e biográficas de Miguel Torga.





Sem comentários:

Enviar um comentário